Agudíssimo acento

Cf., Ler, Dezembro de 2013, p. 20.

Li a resposta oficial do crítico que não é bem um crítico. Não há crítica literária nos jornais portugueses. Trata-se, tão-só, de um aviso aos incautos, afinal todos nós, sobretudo aqueles que escrevem e que ainda se iludem com a nobre ideia de uma comunidade por vir.

Dir-se-ia que JMS andou a ler António Guerreiro com algum proveito, e descobriu que vivemos em tempos pós-literários em que os críticos são simulacros e se limitam a escrever «recensões, notas de leitura, chamadas de atenção». E não se «aspira» a mais do que isso! É uma constatação da derrota ou da impotência. Porque tudo neste mundo é «imposto» e devemos, ordeiramente, aceitar, com complacência e boa disposição, aquilo que nos impõem.

O chefe manda e eu, de tomates entalados na manjedoura, como diria um crítico que não se furtava à escatologia (Jorge de Sena), respeito!

Talvez fizesse sentido voltar a esclarecer que não se trata de estrelas, caro JMS, mas da forma como se faz, da forma como se cita, da inexistência de um argumento, de uma ideia que mobilize a discussão e a leitura.

Talvez fizesse sentido dizer simplesmente que não se retalha um livro em mil fragmentos (como se se tivesse usado um picador de gelo) e, com esses bocados, se compõe uma «recensão».

Talvez valesse a pena acrescentar que a suposta polémica que aconteceu no meu mural do Facebook foi pública, e que os comentários, também eles no Facebook, de JMS & outros se encontram blindados na privacidade que o sistema ainda admite.

Talvez valesse a pena acrescentar ainda que a «escatologia» mal grafada não deverá ficar impune. E que a minha muito menos! Afinal sou tão educado que, da primeira vez que quis escrever a palavra «cu», tropecei na ortografia e escrevi «cú». Em homenagem a um «crítico» farei questão de continuar no futuro (e não deixará de haver ocasiões para isso) a ofender a ortografia, e a assumir esse agudíssimo acento.

LQ

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: