Culturas visuais

[1º ano do 2º ciclo / Mestrado em Antropologia Social e Cultural / Departamento de Ciências da Vida / FCTUC; 2º ano do Mestrado em Design e Multimédia / Departamento de Engenharia Informática / FCTUC]

Programa

Culturas Visuais vem afirmando-se, desde há várias décadas, como um complexo e estimulante campo de estudos que tende a reunir contributos disciplinares vários, que vão dos Estudos Culturais à História da Arte, passando pelo Teoria Crítica, pela Filosofia e pela Antropologia. De algum modo, o seu centro definicional mínimo prende-se com a investigação dos inúmeros aspectos de incidência cultural que afectam a produção, percepção, consumo e distribuição de imagens visuais. Trata-se de um campo de questionamento e de investigação de imagens que se intersecta com inúmeros outros universos de discussão teórica e metodológica recentes, como sejam os Estudos de Filme (Film Studies), a Psicanálise, os Estudos de Género, a Teoria Queer e/ou os Estudos de Televisão (Television Studies), podendo intersectar-se ainda com os Estudos de Jogos de Vídeo (Video Game Studies), de BD (Comics), Publicidade, Internet, Estudos de Museus e de Culturas de Exibição (Museum and Display Studies) ou quaisquer outros que destaquem a componente visual da cultura.

O universo das Culturas Visuais privilegia ainda a importância capital que auferem os meios tecnológicos de produção, armazenamento e distribuição de imagens. As «tecnologias de visualização» são objecto de intensa atenção por parte desta área. Daí que sejam muito decisivas as linhas de continudade que se geram entre o trabalho dos investigadores das Culturas Visuais e o trabalho daqueles que desenvolvem investigação nos designados Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia (Social Studies of Science and Technology).

As extensões da experiência visual e as mediações tecnológicas são ponderadas e detêm uma centralidade decisiva na apreciação do campo. É importante salvaguardar que a singularidade da perspectiva enunciada globalmente pelas Culturas Visuais está não tanto na imagem em si mesma, mas nos percursos de produção e consumo (eminentemente históricos e culturamente específicos) que aqui se desenham em toda a sua densidade e complexidade. Assim, não é a imagem o tema, mas antes a visualidade em toda a suas amplitude. De John Berger a W.J.T. Mitchell, passando por Martin Jay, todos os grandes teóricos das Culturas Visuais procuram, de forma implícita ou explícita, sublinhar este ponto.

O programa de Culturas Visuais pretende fornecer aos alunos todo um conjunto de instrumentos metodológicos úteis destinados à investigação de imagens e seus contextos. Produção, composição e efeitos sociais, apropriações e consumo serão os domínos de investigação circunscritos metodologicamente. Para tal, procurar-se-á seguir de perto o trabalho desenvolvido por Gillian Rose em Visual methodologies: an introduction to researching with visual methodologies (2001), que se afigura um exemplo de sistematização metodológica.

Bibliografia obrigatória

Barthes, Roland (2006 [1989]) A Câmara Clara, Lisboa: Edições 70.

Batchen, Geoffrey (2000) Each Wild Idea: writing, photography, history, Cambridge, Mass. & Londres: The MIT Press.

Berger, John (1972), Ways of Seeing, Londres: Penguin.

Rose, Gillian (2001), Visual Methodologies: An Introduction to Researching With Visual Methodologies, Londres: Sage.

Rose, Gillian (2010), Doing family photography: the domestic, the public and the politics of sentiment, Surrey & Burlington, Ashgate.

Mitchell, WJT (2002), «Showing seeing: a critique of visual culture», Journal of Visual Culture, 2002, 1, pp. 165-182.

Sontag, Susan (1979 [1977]) On Photography, Londres: Penguin.

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